Tempo de Leitura: 2 minutes
Por Regina Matos
O trabalho voluntário é uma experiência muito gratificante e enriquecedora para quem o realiza. Além dos desafios e oportunidades de crescimento pessoal e profissional, ele oferece uma série de outros benefícios. Veja algumas formas pelas quais o trabalho voluntário ajuda as pessoas a se desafiarem e desenvolverem competências:
- Novas habilidades: ao trabalhar voluntariamente, as pessoas desenvolvem habilidades, como liderança, comunicação, trabalho em equipe e solução de problemas.
- Desenvolvimento profissional: é uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades profissionais e ampliação do conhecimento em um campo específico.
- Conexões pessoais: ao trabalhar em grupo por uma causa comum, as pessoas têm oportunidade de fazer novas conexões e amizades.
- Sensação de propósito: fazendo algo que consideram importante e que ajuda a comunidade, o voluntário se dá conta do seu sentimento de propósito e realização pessoal.
- Confiança e autoestima: a conclusão de projetos voluntários bem-sucedidos proporciona às pessoas o aumento da autoconfiança e autoestima.
- Ajudar a comunidade: permitindo que as pessoas ajudem a melhorar a vida de outras pessoas e da comunidade de uma forma positiva.
- Desenvolvimento de carreira: pode ser uma oportunidade para as pessoas expandirem suas redes profissionais e desenvolverem habilidades valiosas para a carreira.
- Saúde mental e bem-estar: ajuda a reduzir o estresse e aumentar a sensação de bem-estar, pois permite que as pessoas se concentrem em coisas positivas enquanto estão planejando e desenvolvendo as atividades.
Caso você esteja pensando em realizar algum trabalho voluntário, é importante que considere algumas questões adicionais:
- Encontre uma instituição em que você acredita: escolha uma organização ou causa que você deseja apoiar. Isso aumentará sua motivação e dedicação ao trabalho voluntário.
- Seja realista sobre o tempo disponível: determine quanto tempo você pode dedicar ao voluntariado e alinhe com a organização a sua disponibilidade.
- Seja flexível: Fique aberto a experimentar diferentes tipos de trabalhos na instituição escolhida, isso lhe oportunizará ampliação de visão de mundo.
- Aproveite ao máximo a experiência: mantenha um registro de suas realizações e aprendizados durante o trabalho voluntário e compartilhe-os com outras pessoas, incluindo empregadores atuais e futuros.
- Mantenha o equilíbrio: lembre-se de equilibrar o voluntariado com outras responsabilidades e com o tempo para si mesmo.
Gostou dessas dicas? Para completar, o trabalho voluntário com certeza faz a diferença na vida de quem recebe, mas principalmente de quem dedica um tempo de sua vida para abraçar uma causa.
Fonte: https://olondrinense.com.br/trabalho-voluntario-um-diferencial-na-carreira-e-na-vida/